Tratar de temas atuais nas áreas de Educação, Saúde, Gestão e Tecnologia reflete o interesse da Faculdade Tecnológica de Valença (FACTIVA), uma vez que na última década tem sido responsável pela formação de profissionais nessas áreas. A instituição tem buscado frente ao desafio dessa responsabilidade na contemporaneidade, em que predominam incertezas sobre o porvir, criar espaços pluri, inter e transdisciplinares para que se ampliem o debate em torno de questões que emergem na conjuntura atual no rastro da velocidade das mudanças.


Revista Temática semestral da Faculdade de Tecnologia de Valença - FACTIVA

COMUNICADO IMPORTANTE

O prazo de submissão de trabalhos  (artigos, resenhas e casos de  ensino ) foi prorrogado até o dia 25 de agosto.

Participem!


Revista Temática semestral da Faculdade de Tecnologia de Valença - FACTIVA

 

 

CHAMADA DE PUBLICAÇÃO

Revista Número 2

  A Revista Faces do Conhecimento (eletrônica e física) tem o prazer de convidá-los para envio de trabalhos (artigos, casos de ensino, resenha) que versem sobre temas atuais circunscritos nas áreas da Educação, Saúde, Gestão e Tecnologia.

Salientamos que este número (número 2) é especial, por configurar o relançamento da Revista Faces do Conhecimento. Há tempos assumimos esse compromisso, e agora entendemos que o momento chegou. Estamos certos de que esse espaço para a divulgação das produções de autores de Valença e região promoverá grandes e importantes debates.

Acreditamos que o principal resultado deste relançamento será o estreitamento dos laços com esses autores e subsequente divulgação de saberes necessários às mudanças no contexto social. E isso envolve pensar em alternativas de enfrentamento e resistência. Temos uma contemporaneidade marcada pela diversidade e os desafios que vêm com o reconhecimento desta. Desse modo, é impossível continuar pensando em caixinhas, em compartimentos, de maneira linear. Temos que identificar/construir links para que possamos criar respostas para os problemas que estão aí. Para tanto, cabe um adequado uso das tecnologias da inteligência: oralidade, escrita e informática.

Os trabalhos podem ser enviados até 18 de agosto. Os(as) autores(as) deve(m) organizar o trabalho com base em Normas para Publicação


Revista Temática semestral da Faculdade de Tecnologia de Valença - FACTIVA

 

Normas para Publicação

A Revista Faces do Conhecimento propõe-se a tratar de temas de interesse acadêmico-cultural com relevância para a vida na contemporaneidade, especialmente relacionados às áreas da Educação, Saúde, Gestão e Tecnologia. Sua publicação será semestral, no formato físico e online, contendo as seguintes seções:

  • Artigos: devem ser originais (estudos de caso, relatos de experiência, resultados de pesquisa) ou de revisão.
  • Resenhas: apreciação crítica e sucinta do conteúdo de uma obra.
  • Casos de ensino: exposição que apresenta uma situação de “tomada de decisão e um problema decisório real”, com apresentação de dados e datas reais. Deverão ser apresentadas “notas de ensino” (exposição teórica, aspectos pedagógicos, análise de possíveis alternativas de decisões e referências). 

ENCAMINHAMENTO DOS TEXTOS

Os textos devem ser submetidos pela página da revista na Internet e para o endereço eletrônico: revistafactiva@gmail.com 

  1. Formatação deve estar de acordo com os seguintes critérios e características técnicas:
  • Editor de texto: Word for Windows
  • Tamanho da folha: A4 (29,7 x 21 cm);
  • Margens: 3cm;
  • Parágrafo: justificado
  • Fonte (letras): Times New Roman tamanho 12 e
  • Espaçamento entre as linhas de 1,5.
  1. Apresentar na primeira página: a) título do trabalho, b) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de um breve curriculum vitae (nota de rodapé) em que se mencione: titulação acadêmica, área(s) de atuação (Educação, Saúde, Engenharia, Administração), instituição(ões) de vinculação, endereço, e-mail e telefone(s).
  2. Enviar resumo do texto em português e inglês (abstract), cada um com no máximo 250 palavras, incluindo objetivo, método, resultado e conclusões. Logo em seguida, apresentar de três a cinco palavras-chaves, em ambas as línguas.
  3. Citações deverão ser apresentadas conforme sistema de citação autor-data, de acordo com a NBR 10520 de 2003.
  4. As Notas devem ser apresentadas no rodapé da mesma página, numeradas sequencialmente no corpo do texto.
  5. As Referências devem ser dispostas em ordem alfabética, conforme as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Listar os autores efetivamente citados no corpo do texto.
  6. Os textos não podem exceder a quantidade máxima de páginas informadas de acordo ao gênero acadêmico, incluindo quadros, tabelas, gráficos, imagens, fotografias, notas e referências bibliográficas. O artigo não deverá exceder 15 laudas, com o mínimo de 10 laudas; O “caso de ensino” não deverá exceder 12 laudas, com o mínimo de 5; e a resenha não deverá exceder 08 laudas, com o mínimo de 05. Os quadros, tabelas, gráficos e ilustrações devem seguir a Norma de apresentação tabular, estabelecida pelo Conselho Nacional de Estatística e publicada pelo IBGE em 1979.

 

ANÁLISE DOS TEXTOS PARA PUBLICAÇÃO E DIREITOS AUTORAIS

  1. Os textos submetidos serão analisados pelos editores da revista, de acordo com a política editorial, com avaliação externa, tendo como referência o sistema de avaliação anônima tripla. Desse modo, os textos que não estiverem em conformidade com os critérios e características técnicas estabelecidos pelas normas de publicações, para a seção a que foram submetidos, não terão sua submissão aceita. O(s) autor(es) deve(m), portanto, conferir todos os itens das Normas para Publicação antes de realizar a submissão do texto.
  2. Para resposta ao(s) autor(es) do texto submetido o prazo é de até 60 dias contados da data de recebimento.
  3. O encaminhamento do texto para a revista implica a autorização do autor para a publicação. A aceitação da produção para publicação implica na transferência dos direitos autorais para a revista.
  4. A instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação não se responsabilizam pelas opiniões, ideias, entrevistas, depoimentos, fotografias, imagens e conceitos expostos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

Revista Temática semestral da Faculdade de Tecnologia de Valença - FACTIVA

 COMISSÃO CIENTÍFICA

Ms. Adma Kátia Lacerda (UFOB) http://lattes.cnpq.br/6142410058045866
Dr. André Pedral Sampaio de Sena (FACTIVA/FDPII) http://lattes.cnpq.br/8411417778916057
Dra. Bianca Daébs (UFBA/FDPII) http://lattes.cnpq.br/3880754652826356
Dr. Rafael Araújo Gomes Júnior (FACTIVA/UNIME) http://lattes.cnpq.br/1795652463425432
Ms.Rosângela Souza (UFRB) http://lattes.cnpq.br/7963471652410018
Dra. Rosilda Arruda Ferreira (UFRB) http://lattes.cnpq.br/9313673417623335
Dr. Valmir Farias Martins (INEP/MEC) http://lattes.cnpq.br/5995246863621264



Revista Temática semestral da Faculdade de Tecnologia de Valença - FACTIVA