A Faculdade de Tecnologia de Valença foi criada em 1998 atraves do Instituto Teológico de Valença por Prof. Dário Loureiro Guimarães e Profa Ana Lúcia Nogueira Guimarães, com o intuito de promover o desenvolvimento do homem como ser racional, social, moral e espiritual e promover o conhecimento científico integrando as ciencias, as artes, a teologia e a filosofia, propocionando ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas pontencialidades, em busca do homem, ser integral, capaz de interferir e transformar a sociedade da qual faz parte.

Os Cursos oferecidos pelo Instituto Teológico de Valença eram Livres, sem vínculo com o MEC, embora fossem equiparados aos nível superior, pois atendiam aos requisitos exigidos pelo MEC e nova LDB nº 9394/96 para os cursos de graduação: ingressos através do equivalente concluído, qualificação do corpo docente e condições de infraestrutura oferecida. Os professores eram especialistas e mestres, qualificados, vindos de Salvador para ministrar as aulas.

Uma Instituição consolidada e reconhecida em toda a região do baixo sul, onde durante 5 anos esta Instituição de ensino livre, formou profissionais qualificados nas áreas de Teologia, formação de professores para as escolas biblicas dominicais e catequeses, e em aspectos filosóficos e sociológicos, que fossem capazes de responder adequadamente aos desafios da sociedade atual.

A experiência com o Instituto Teológico de Valença mostrou que havia no cenário regional grande demanda por curso de graduação fato que incentivou a solicitação de credenciamento do Instituto Educacional da Bahia – IEB (Instituição mantenedora da Faculdade de ciencias Educacionais – FACE) credenciado e autorizado no ano 2002 que passou a atuar com o Ensino Superior de Graduação e Pós-Graduação de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo MEC.