Apresentação

A Faculdade de Tecnologia de Valença (FACTIVA) apresenta o seu primeiro Relatório de Avaliação Interna, elaborado com base nas referências construídas no processo de Avaliação, buscando procedimentos e instrumentos de avaliação com o intuito de que alcançassem os resultados esperados.

O processo avaliativo, contou com a participação da comunidade acadêmica durante a realização dos seminários de sensibilização, informes no quadro e reuniões com professores, funcionários e estudantes, além dos momentos destinados a aplicação dos instrumentos.

Como um processo incorporado à vida acadêmica da faculdade, a coordenação da CPA buscou consolidar os princípios da avaliação institucional que se afirma, como uma ferramenta de gestão capaz de produzir  indicadores confiáveis para subsidiar decisões que possam garantir a qualidade do ensino promovido pela IES.

Os resultados da avaliação foram divulgados em murais e discutidos em seminários com os estudantes, funcionários e professores, momento em que foram previstas ações estratégicas a serem implementadas, visando melhorar o desempenho da IES.

A avaliação interna envolveu, portanto, a totalidade da comunidade acadêmica. Durante a sua aplicação se buscou mobilizar os atores, visando garantir a participação de todos no debate sobre a melhoria do ensino, pesquisa, extensão, gestão e atendimento de qualidade. O que se espera com o trabalho realizado é contribuir com informações em dois níveis: no nível interno, para a consolidação da instituição segundo referências de qualidade na região; e no nível externo, para o debate sobre a educação superior na tentativa de subsidiar políticas públicas voltadas para a elevação da qualidade da educação brasileira. Espera-se, ainda, fornecer informações aos órgãos de regulação para que IES privadas de médio porte possam receber orientação do MEC, visando a sua expansão qualitativa.

Finalmente, a FACTIVA considera que é de grande relevância fortalecer na instituição uma cultura avaliativa que garanta a busca permanente de sua excelência a partir da discussão dos seus limites e dificuldades, bem como de seus pontos positivos e avanços, como subsídios para o planejamento estratégico, a fim de que possa consolidar significativas parcerias com a comunidade na inserção regional, sendo capaz de interferir na realidade educacional, social, política e econômica da comunidade da qual faz parte e dos municípios circunvizinhos.

Composição da CPA Atual

  1. Gilberto Augusto Araújo Muniz – Coordenador CPA/FACTIVA
  2. Verena Lucia Mata Sousa – Representante dos funcionários da FACTIVA
  3. Albete Freitas Santos Pereira– Coordenadora da Pós-graduação
  4. Josélia Argolo Pires de Sousa – Docente do Curso de Pedagogia
  5. Kleber Cássio de Assis da Silva – Docente Do Curso de Engenharia Civil
  6. Robert Sales Andrade – Discente Do Curso de Engenharia Civil
  7. Juliane Souza de Jesus – Discente Do Curso de Pedagogia
  8. Danilia Deiró dos Santos Menezes – Representante da comunidade

Relatórios:

Relatório 2015 / Relatório-Parcial-da-CPA-2015-Finalizado.pdf

Relatório 2014 /  rfactiva2014

Relatório 2013 / rfactiva2013

Relatório 2012 / rfactiva2012