Engenharia Civil

O Curso de Engenharia Civil tem como objetivo a formação de profissionais que no escopo das organizações demonstrem habilidades para, agir como um agente de mudanças que tenha influência em seus objetivos competitivos, bem como projetar, desenvolver, implementar e melhorar sistemas integrados que incluem pessoas, materiais, equipamentos e informações. Os profissionais engenheiros realizarão essas atividades com uma visão ética e equilibrada dos papéis social e de responsabilidade com o meio ambiente, suportados por uma sólida base conceitual, e adotando uma postura crítica e criativa que resulte em novos modelos e sistemas, atendendo às demandas em constante evolução, das necessidades competitivas das organizações. Esse objetivo é perseguido através do desenvolvimento das habilidades específicas.

Desenvolver um profissional com a capacidade de reconhecer e de dominar os aspectos técnicos e sociais relevantes, envolvidos na produção de bens e serviços; Interpretar e utilizar informações que resultem em formas mais eficientes, eficazes e inovadoras de utilização dos recursos tecnológicos, humanos e financeiros. O aluno deverá ser capaz de desenvolver pensamento abstrato que sustente a compreensão e análise dos processos que perpassam as unidades funcionais: produção, suprimentos, recursos humanos, desenvolvimento de produtos, pesquisa e desenvolvimento, marketing e vendas, distribuição e financeira, integrados ao ambiente competitivo, consumidores, fornecedores, concorrentes, fabricantes de produtos substitutos, complementares e potenciais estreantes.

O aluno deverá ser capaz de manter e de difundir uma visão única e integrada dos sistemas de produção como uma coleção de processos, sustentada por uma variedade de modelos baseados em técnicas diversas como simulação, reengenharia, computação, programação linear, árvore de decisão, diagramas de causa e efeito, etc. que permitam diferentes pontos de vistas do sistema, dependendo do escopo do problema e do nível hierárquico dos envolvidos. Em outras palavras, o profissional engenheiro deve ser capaz de se comunicar eficientemente tanto com um operário no piso de fábrica quanto como um diretor.

Perfil do Egresso

A engenharia é por excelência uma atividade de desenvolvimento e empreendimento e é atribuição do profissional de Engenharia civil exercer um papel proativo na melhoria da qualidade de vida, seja através da transformação do conhecimento científico em novas tecnologias, seja através da sua utilização em empreendimentos produtores de bens e serviços.

Do profissional egresso do curso de Engenharia civil da Faculdade é requerido não apenas a capacidade de aplicação criativa dos princípios das ciências físicas e naturais, mas também uma ação social/ambiental coerente com a construção dos valores éticos e morais da sociedade que desejamos. Deve desenvolver não apenas a qualidade técnica de um excelente profissional conhecedor das ciências da natureza, aplicadas à concretização de sistemas e dispositivos úteis à sociedade, como também um amplo embasamento nas ciências sociais e humanas, de modo que o cidadão/profissional possa consolidar uma visão humanística, policognitiva, que torne a aplicação de suas opções técnicas coerente com os anseios éticos e socioambientais da sociedade.

O engenheiro civil deve estar preparado não apenas para ocupar uma vaga no mercado de trabalho, mas, fundamentalmente, para exercer o papel de um dos agentes de desenvolvimento do país.  O pleno exercício da sua profissão e da sua cidadania requer não apenas conhecimentos científicos e tecnológicos atualizados, como também um forte espírito empreendedor, uma aguçada capacidade de liderança.

Assim, o Engenheiro civil egresso terá:

  •   sólida formação nos princípios e conceitos básicos das ciências naturais e correlatas que lastreiam as bases da Engenharia civil;
  • competência teórica e prática para enfrentar os aspectos multidisciplinares e multifuncionais de problemas de engenharia;
  • que atuar como membro responsável da sociedade frente aos aspectos científicos, tecnológicos e gerenciais da engenharia, considerando os padrões éticos, filosóficos, sociais, econômicos, políticos, jurídicos e ambientais;
  • capacidade para identificar, formular, modelar, equacionar e resolver problemas de Engenharia civil com espírito criativo e inovador;
  • que desenvolver o espírito empreendedor, a capacidade de iniciativa e liderança, para (re)construir o conhecimento científico, criar novas tecnologias e empreendimentos produtores de bens e serviços;
  • que desenvolver capacidade de diálogo e flexibilidade para trabalhar em grupo;
  • que dominar as técnicas e processos utilizados na conexão de sistemas de comunicação;
  • embasamento gerencial compatível para a tomada de decisões, para administrar recursos humanos e materiais e para ocupar posições de liderança nos mais diversos tipos de organização;
  • compreensão dos desafios colocados pela necessidade de desenvolver capacidade de diálogo e flexibilidade para integrar diversas áreas de conhecimento e ramos de atividades no exercício profissional, a saber: concepção, projeto, planejamento, construção, produção, operação e manutenção;
  • capacidade de reconhecer a necessidade de se engajar em um processo de aprendizagem continuada;
  • que desenvolver habilidades para usar as técnicas, métodos e ferramentas da prática da Engenharia civil moderna;
  • um amplo entendimento das ciências sociais e humanas e visão humanística para identificar e interpretar fatos relevantes ligados à prática da Engenharia civil;
  • capacidade de conceber e elaborar sistemas, componentes e processos para satisfazer necessidades específicas;
  • que saber construir e administrar experimentos, assim como analisar e interpretar dados e fatos obtidos dos mesmos;
  • que saber comunicar-se efetivamente por meio oral e escrito;
  • que saber comunicar-se em pelo menos uma língua estrangeira;
  •  que compreender o desenvolvimento da Engenharia civil no contexto da evolução histórica das ciências.

Matriz Curricular


1º SEMESTRE

 

Disciplinas

Núcleo

CH/Sem

CH

Desenho Técnico I – ARQ101

Currículo Obrigatório

4

72

Geometria Analítica – MAT001

Currículo Obrigatório

4

72

Introdução à Engenharia – ENG001

Currículo Obrigatório

4

72

Física Geral e Experimental I – FIS121

Currículo Obrigatório

4

72

Cálculo Integral e Diferencial I – MAT002

Currículo Obrigatório

4

72

TOTAL

 

360


2º SEMESTRE

 

Disciplinas

Núcleo

CH/Sem

CH

Química Geral – QUI001

Currículo Obrigatório

4

72

Álgebra Linear – MAT007

Currículo Obrigatório

4

72

Descritiva I – ARQ102

Currículo Obrigatório

4

72

Física Geral e Experimental II – FIS122

Currículo Obrigatório

4

72

Cálculo Integral e Diferencial II – MAT003

Currículo Obrigatório

4

72

TOTAL

 

360


3º SEMESTRE

 

Disciplinas

Núcleo

CH/Sem

CH

Programação e Lógica – MAT101

Currículo Obrigatório

4

72

Estática – ENG102

Currículo Obrigatório

4

72

Materiais de Construção I – ENG006

Currículo Obrigatório

4

72

Física Geral e Experimental III – FIS123

Currículo Obrigatório

4

72

Cálculo Integral e Diferencial III – MAT004

Currículo Obrigatório

4

72

TOTAL

 

360


4º SEMESTRE

 

Disciplinas

Núcleo

CH/Sem

CH

Legislação Social – DIR001

Currículo Complementar

4

72

Métodos Estatísticos – MAT010

Currículo Obrigatório

4

72

Mecânica dos Fluídos – ENG004

Currículo Obrigatório

4

72

Eletricidade – ENG299

Currículo Complementar

4

72

Cálculo Numérico – MAT102

Currículo Obrigatório

4

72

TOTAL

 

360


5º SEMESTRE

 

Disciplinas

Núcleo

CH/Sem

CH

Metodologia Científica – FCH301

Currículo Complementar

2

36

Comunicação e Expressão – LET001

Currículo Complementar

2

36

Mecânica dos Sólidos I – ENG002

Currículo Obrigatório

4

72

Fundamentos da Administração – ADM001

Currículo Complementar

4

72

Fundamentos da Geologia – GEO001

Currículo Obrigatório

4

72

Ciências do Ambiente – ENG003

Currículo Obrigatório

4

72

TOTAL

 

360


6º SEMESTRE

 

Disciplinas

Núcleo

CH/Sem

CH

Materiais de Construção II – ENG004

Currículo Obrigatório

4

72

Mecânica dos Sólidos II – ENG005

Currículo Obrigatório

4

72

Mecânica dos Solos I – ENG101

Currículo Obrigatório

4

72

Geoprocessamento – GEO002

Currículo Obrigatório

4

72

Topografia I – ENG102

Currículo Obrigatório

4

72

TOTAL

 

360


7º SEMESTRE

 

Disciplinas

Núcleo

CH/Sem

CH

Planejamento do Uso do Solo – ENG103

Currículo Obrigatório

4

72

Instalações Hidráulicas – ENG115

Currículo Obrigatório

4

72

Mecânica dos Solos II – ENG105

Currículo Obrigatório

4

72

Análise Estrutural I  – ENG106

Currículo Obrigatório

4

72

Estruturas de Aço e Madeira – ENG107

Currículo Obrigatório

4

72

TOTAL

 

360


8º SEMESTRE

 

Disciplinas

Núcleo

CH/Sem

CH

Estruturas de Concreto I – ENG108

Currículo Obrigatório

4

72

Logística de transporte  – ENG109

Currículo Obrigatório

4

72

Fundações – ENG110

Currículo Obrigatório

4

72

Construção Civil I – ENG111

Currículo Obrigatório

4

72

Análise Estrutural II – ENG112

Currículo Obrigatório

4

72

TOTAL

 

360


9º SEMESTRE

 

Disciplinas

Núcleo

CH/Sem

CH

Estruturas de Concreto II – ENG113

Currículo Obrigatório

4

72

Construção Civil II – ENG114

Currículo Obrigatório

4

72

Projeto e Construção de Estradas – ENG104

Currículo Obrigatório

4

72

Saneamento Básico – ENG116

Currículo Obrigatório

4

72

 

Hidrologia e drenagem – ENG117

Currículo Obrigatório

4

72

 

Estágio Curricular Supervisionado I

Atividade Curricular

100

TOTAL

 

460


10º SEMESTRE

 

Disciplinas

Núcleo

CH/Sem

CH

Estágio Curricular Supervisionado II

Atividade Curricular

100

Trabalho de conclusão de Curso

Atividade Curricular

100

OPTATIVA – OPT001

Optativa

4

72

OPTATIVA – OPT002

Optativa

4

72

OPTATIVA – OPT003

Optativa

4

72

 

Economia e Finanças – ECO001

Currículo Complementar

4

72

TOTAL

 

488